quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A arte do cuidado com a ecologia do planeta


Problemática/Conflito
Em tempo de alerta sobre a degradação do planeta pelas ações do homem surge uma preocupação crescente com a saúde das populações, da preservação dos ecossistemas, da proteção da fauna e da flora, garantindo a sobrevivência das espécies, destaca-se nesta problemática a cultura da ética do cuidado: o cuidado com o planeta e o cuidado com as pessoas. Como uma intervenção arte/educativa contribui para que a ética do cuidado seja uma ferramenta que traga soluções para uma determinada comunidade ou população?
Onde se ritualiza o conflito/problema que precisa ser colocado em questão?
Em observando o ambiente escolar, as residências e os ambientes públicos frequentados por alunos, quais assuntos afetam cada ambiente e que deveria ser abordado pela Arte para sensibilização das pessoas e busca de soluções?
Explique como será criado pedagogicamente o conflito para estabelecer um drama social para o público alvo possa buscar e (re)significar
Sabe-se que os restos orgânicos da merenda escolar constitui material poluidor enquanto aguarda a coleta da Prefeitura Municipal; o lixo residencial e comercial colocado nas calçadas sujeito à reviravolta dos cachorros de rua; os resíduos da construção civil acumulados enfeando as fachadas; os terrenos baldios colocados à própria sorte bem como outros elementos que além de poluidores visuais afetam a saúde dos moradores e integrantes daquele ambiente. Nesta proposta devem-se desenvolver programas de destinação correta aos lixos orgânicos, à reciclagem de materiais não orgânicos, design aos terrenos baldios de forma que os tornem uteis à população e o aproveitamento com arte e beleza dos entulhos da construção civil de forma que se transformem através da arte, constituindo nesta proposta recursos ao invés de lixo urbano. Conferindo-lhe nova vida e nova utilidade. A intervenção midiática nesta proposta acontece com a criação de um jornal online em forma de blog de modo que informa em tempo real as atuações destes elementos transformadores e as soluções encontradas em forma de artigos, imagens e vídeos.
Justificar teoricamente como os conceitos “etnocentrismo e relativização” podem contribuir neste processo
Sabe-se que ao estabelecer tarefas para grupos de pessoas que atuarão em determinado espaço, essas pessoas atuantes estarão sujeitas ao julgamento de outras, considerando que as atitudes tomadas por uns, serão vistas como absurdas, inferiores ou deprimentes devido aos próprios hábitos de consumismo ou desperdício de outros.
Relativizar neste contexto é a aceitação de que todos têm ideias diferentes e cada um tem sua particularidade na forma  de intervenção no mundo. A aceitação se dá respeitando e contribuindo para o processo de transformação. Aqui o que importará será o resultado de forma positiva e bela no ambiente explorado.
Apresentar recorte intermidiático que utilizará
Os alunos poderão ser divididos em grupos.
O Grupo A ficará responsável pela criação do jornal online, pela criação e visual do site que farão as postagens e pela comunicação.
O Grupo B ficará responsável pela coleta de imagens e vídeos e identificação dos ambientes que sofrerão a intervenção.
O Grupo C ficará responsável pela coleta de materiais
O Grupo D assumirá a intervenção física nos locais escolhidos.
O Grupo E assumirá a exposição e curadoria na forma de museu de Arte dos materiais coletados e transformados.
Justifique como a Abordagem Triangular pode ser uma importante alça teórica para a PERFORMANCE arte/educativa intermidiática
 
Através de a Abordagem Triangular, Ana Mae Barbosa nos orienta que a Arte é cognição. Facilita o processo de aprendizagem e prepara melhor os alunos para o enfrentamento do mundo, no desenvolvimento do seu sentido crítico. No sentido de ao realizar a leitura de uma obra de arte, compreende-la. Estar consciente dos estímulos que lhe são apresentados dia a dia através de imagens e habilitar-se a compreensão destas imagens e a sua leitura e contextualização.
Qual ação performática será proposta ao conflito identificado? Apresente-a detalhadamente
O Grupo B fará o trabalho de campo. Fará a identificação dos ambientes que sofrerão a intervenção. Farão fotografias e gravarão vídeos para apresentação do antes e do pós-intervenção no local escolhido. O Grupo C coletará os materiais. Ficarão a cargo de contatar os moradores, os trabalhadores dos ambientes e a disponibilidade de entrega de materiais. Disporão recipientes para coletas em locais determinados por eles e darão o destino para transformação do referido material. Os integrantes do Grupo D farão a intervenção física nos ambientes. Aos terrenos baldios e pátios das escolas farão hortas comunitárias e jardins. Intervirão com mudas de árvores e composteiras orgânicas para transformação do lixo em adubo. Os entulhos da construção civil serão transformados em mosaicos nos muros das escolas e os tampões usados de madeira para encobrir as obras civis serão transformados em painéis artísticos com paisagens e motivos coloridos lembrando a natureza. Ao Grupo D a curadoria e organização do museu de arte, expondo os trabalhos realizados com a coleta dos materiais e a transformação dos mesmos em objetos de arte, aproveitando assim as latas, as garrafas, os pneus, as madeiras, as lonas, restos de moveis e outros materiais encontrados nos entulhos e que receberão nova destinação com utilidade e beleza artística. O Grupo A fará a divulgação, a exposição online em blog e jornal online das transformações ocorridas com os ambientes, à conscientização na internet de campanhas que poderão ser promovidas em prol destas mudanças garantindo assim a saúde das pessoas e do planeta cumprindo seu papel ético do cuidado.
Aos alunos será apresentado o artista contemporâneo Arthur Bispo do Rosário ( 1911/1989) artista visual, que diversificava suas obras de artes em justaposições de objetos e bordados usando utensílios e materiais encontrados na colônia onde estava internado como esquizofrênico paranoico.
Apresente os objetivos (geral e específicos) da intervenção performática arte/educativa intermidiática proposta
GERAL
Fazer com que a intervenção performática arte/educativa: A Arte do Cuidado com a Ecologia do Planeta traga aos ambientes escolares, familiares e sociais a confirmação de que a ética do cuidado, a arte e a educação são conceitos que andam juntos e agregados à ação de fazer e realizar tragam enormes benefícios aos integrantes destes ambientes.
ESPECÍFICOS
CONTEXTUALIZAR: discutir ações pertinentes às questões abordadas neste discurso pedagógico arte/educativo e encontrar soluções. Verificar as relações existentes entre a Arte e as suas possibilidades de educação criativa. Identificar as possibilidades de intervenção e seus resultados.
FAZER: estimular o fazer artístico, a interpretação e a transformação criativa dos alunos envolvidos no processo.
APRECIAR: Fazer fluir a capacidade imaginativa dos alunos, desenvolver sua faculdade de percepção e criação. Desenvolver seu senso critico e estético.
Resuma sua proposta PERFORMÁTICA
A proposta da presente intervenção arte/educativa é contribuir para a busca de soluções usando a ética do cuidado como ferramenta de mudança de vida das populações.
Observando quais assuntos afetam o ambiente escolar, as residências e os ambientes públicos frequentados por alunos, e que deverão ser  abordados pela Arte para sensibilização das pessoas na busca destas melhores soluções.
Os restos orgânicos da merenda escolar como material poluidor, o lixo residencial e comercial colocado nas calçadas; os resíduos da construção civil; os terrenos baldios e outros elementos que além de poluidores visuais afetam a saúde dos moradores e integrantes daquele ambiente são temas que são trabalhados nesta proposta.
A presente proposta desenvolve um programa de destinação correta dos lixos orgânicos, à reciclagem de materiais não orgânicos, elaboração de design dos terrenos baldios com arte e beleza através dos entulhos da construção civil.
A intervenção midiática nesta proposta acontece com a criação de um jornal online em forma de blog de modo que informa em tempo real as atuações destes elementos transformadores e as soluções encontradas em forma de artigos, imagens e vídeos.
As pessoas atuantes estarão sujeitas ao julgamento de outras, considerando que as atitudes tomadas por uns, serão vistas como absurdas, inferiores ou deprimentes devido aos próprios hábitos de consumismo ou desperdício de outros. Dá-se o etnocentrismo.
Relativização  neste contexto é a aceitação de que todos têm ideias diferentes e cada um tem sua particularidade na forma  de intervenção no mundo. A aceitação se dá respeitando e contribuindo para o processo de transformação.
Os alunos se dividirão em grupos.
O Grupo A ficará responsável pela criação do jornal online, pela criação e visual do site que farão as postagens e pela comunicação. Fará a divulgação, a exposição online em blog e jornal online das transformações ocorridas com os ambientes, à conscientização na internet de campanhas que poderão ser promovidas em prol destas mudanças garantindo assim a saúde das pessoas e do planeta cumprindo seu papel ético do cuidado.
O Grupo B ficará responsável pela coleta de imagens e vídeos e pela identificação dos ambientes que sofrerão a intervenção. Farão fotografias e gravarão vídeos para apresentação do antes e do pós-intervenção no local escolhido.
O Grupo C ficará responsável pela coleta de materiais. Ficarão a cargo de contatar os moradores, os trabalhadores dos ambientes e a disponibilidade de entrega de materiais. Disporão recipientes para coletas em locais determinados por eles e darão o destino para transformação do referido material
O Grupo D assumirá a intervenção física nos locais escolhidos.  Aos terrenos baldios e pátios das escolas farão hortas comunitárias e jardins. Intervirão com mudas de árvores e compostagens orgânicas para transformação do lixo em adubo. Os entulhos da construção civil serão transformados em mosaicos nos muros das escolas e os tampões usados de madeira para encobrir as obras civis serão transformados em painéis artísticos.
O Grupo E assumirá a exposição e curadoria na forma de museu de Arte dos materiais coletados e transformados em obras de arte, aproveitando assim as latas, as garrafas, os pneus, as madeiras, as lonas, restos de moveis e outros materiais encontrados nos entulhos e que receberão nova destinação com utilidade e beleza artística.
Terá como objetivo Geral fazer com que  a intervenção performática arte/educativa:  A Arte do Cuidado com a Ecologia do Planeta traga aos ambientes escolares, familiares e social a confirmação de que a ética do cuidado, a arte e a educação são conceitos  que andam juntos e agregados à ação de fazer  e realizar tragam enormes benefícios aos integrantes destes ambientes. Terá como objetivos Específicos a Contextualização ao discutir ações pertinentes às questões abordadas neste discurso pedagógico arte/educativo e encontrar soluções. Verificar as relações existentes entre a Arte e as suas possibilidades de educação criativa. Identificar as possibilidades de intervenção e seus resultados. O Fazer estimulando o fazer artístico, a interpretação e a transformação criativa dos  alunos envolvidos no processo. E o Apreciar fazendo fluir a capacidade imaginativa dos alunos, desenvolver sua faculdade de percepção e criação. Desenvolver seu senso critico e estético.
A Abordagem Triangular enfatiza nesta proposta a  cognição, pois facilita o processo de aprendizagem e prepara melhor os alunos para o enfrentamento do mundo, no desenvolvimento do seu sentido crítico. No sentido de ao realizar a leitura de uma obra de arte, compreende-la. Estar consciente dos estímulos que lhe são apresentados dia a dia através de imagens e habilitar-se a compreensão destas imagens e a sua leitura e contextualização.
Para embasamento da performance  será apresentado o artista contemporâneo visionário Arthur Bispo do Rosário ( 1911/1989) artista visual, que diversificava suas obras de artes em justaposições de objetos e bordados usando utensílios e materiais encontrados na colônia onde estava internado como esquizofrênico paranoico.
Fale sobre a experiência na construção da PERFORMANCE solicitada
Qualquer pessoa pode ajudar muito, envolvendo-se no debate acerca do que está acontecendo no mundo. A
Arte tem o poder de eternizar um resultado. Possibilita que partilhemos a visão da natureza, a complexidade das relações entre os seres, observando a realidade de todos os povos e de todos os ambientes. Do mais primitivo ao mais sofisticado. A experiência nos dá a oportunidade de unir as diversas linguagens para um objetivo comum. A experiência nos apresentou quão a fotografia pode ser importante nesse processo de eternização e de cuidado. A escrita e a comunicação falada. O registro de modo a informar e influenciar desde o jornal impresso ao download. Nesta experiência uniram-se: as ações ao uso da tecnologia em prol da divulgação da arte e do cuidado.
Explique: se na elaboração desta atividade, você se reconheceu, como um performer/educador, bem como se   você conseguiu observar, criticamente, suas ações pedagógicas. Ou seja, a atividade contribuiu ou não para refletir sobre sua prática pedagógica.
As ações pedagógicas são flexíveis do ponto de vista de evolução. Cada indivíduo atuando no seu campo de ação terá sempre um espaço para expandir-se, para fluir melhor a sua criatividade. Todo educador ou educando que interfere com uma ação de transformação será um ativista nesse processo. Desde os primórdios a Arte está presente onde quer que se manifeste a passagem do homem. Onde há possibilidade de expressar emoções e compreender ideias e compartilhar visões diferentes de mundo, há espaço para transformar esse mundo.
Por Adelita Mesquita



Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª Apresentação do TCC

Youtube:   https://www.youtube.com/watch?v=DbJH5bx7sgk Nação Wiki:    http://nacaowiki.comunidades.net/apresentacao-do-tcc