quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Arte Educação no Brasil




Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo
Ana Mae Barbosa
Leitura Analítica por Adelita Mesquita
Para: Curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital EMAC/UFG
O pensamento Deweyniano trazido ao Brasil por Anísio Teixeira defendia uma educação voltada para as resoluções democráticas, para uma forma de ensino onde o aluno é estimulado aos questionamentos. Aos debates e à iniciativa de buscar suas próprias soluções. Instigado a pensar, a problematizar e amadurecer intelectualmente fazendo e agindo. Experiência Consumatória pressupõe o constante desenvolvimento, difusora de experiências e de aprendizado permanente.
A reforma Carneiro Leão visionava uma educação voltada para a produção e desenvolvimento econômico elevando o país ao patamar de excelência. Para isso deveria oferecer nova metodologia tanto para a classe estudantil quanto ao professorado. A análise de J. Scaramell era trazer estas teorias à realidade educacional. Os efeitos da Experiência Consumatória de Dewey ao universo da educação real.
Apresenta um exemplo de aula-modelo-técnico-prática que derruba as ideias pré-concebidas e traz uma característica brasileira de ensino moderno e alegre.
Assuntos didáticos, disciplinas básicas como Historia do Brasil, Ciências, Moral e Cívica e de Cartilhas Alfabetizadoras eram complementadas com desenhos, trabalhos que incentivavam às habilidades manuais, utilizados como fixadores do conhecimento.
A Escola Nova Brasileira e Escola Regional de Meriti têm traços em comum de educação renovada, desenvolvendo a metodologia de que a fixação do conteúdo é melhor alcançada quando se une o aprendizado teórico à prática.
As ideias pedagógicas escola novistas se consolidaram e se mantem na pedagogia atual com forte apelo cognitivo, preparando a partir da base, o aluno para a cidadania, fundamentado num ideário de construção permanente do conhecimento.
O ideário de Theodoro Braga era introduzir um ensino de arte genuinamente brasileiro, na tentativa de nacionalizar a cultura. Inspirado nos elementos da fauna e da flora da Amazônia e do Pará, ele inaugurava uma metodologia complementar.
Mario de Andrade intencionava desenvolver uma linguagem popular, sua arte era voltada para as características do personagem brasileiro, suas lendas e seu folclore.
A produção pictórica da criança traz a autenticidade, a criatividade e a espontaneidade típica de sua instintiva simplicidade particular.
A expressão gráfica da criança livre de padrões e elementos formais reproduz seu universo de coletas visuais de informações.
Mário de Andrade inovou a educação da arte espontânea, que valoriza a cultura do povo e resgata sua livre forma de expressão.
A ditadura obstruiu a iniciativa livre de arte/educar implantando um ensino pedagógico de arte geométrica e que tolhia a autonomia do professor.
A arte nesta fase busca uma identidade própria, uma arte das cores vibrantes e atrativas. Temáticas cotidianas e contemporâneas;
O intuito de Augusto Rodrigues é a renovação de métodos de educação da Arte. Métodos estes que estimulam a criança a descobrir suas próprias peculiaridades. Munidas de tintas, pinceis, papeis e aparatos para criação elas desenvolviam sua livre expressão.
Este refreamento da iniciativa livre do professor reverbera na criatividade do aluno.
Apostando nas ideias modernistas de Lucio Costa, o Ministério da Educação intencionava incentivar o desenvolvimento de uma arte mecânica e manufaturada abandonando a inspiração criativa da natureza. Porem por uma década inteira a influencia deste programa sofreu uma inercia considerável retardando seus efeitos no ensino da arte.
(1958): A ênfase nas discussões acerca do ensino de arte nos currículos escolares instituído pelo Ministério da Educação foi o que movimentou as escolas em diversos estados do país.
A arte não figura aqui como protagonista, mas sim como complementação de outras disciplinas.
Embora fosse disponibilizada aos alunos uma vasta gama de materiais, de forma que os mesmos experimentassem e explorassem diversas técnicas, ainda assim os mesmos deveriam obedecer a uma sequencia, uns passo a passo orientados pelo professor destituindo-os da característica espontânea e de livre criação.
Percebe-se que as três mulheres que mais influenciaram o ensino de arte no Brasil, Margaret Spencer, Lucia Valentim e Noêmia Varela, juntamente com Augusto Rodrigues, uma espécie de mentor, foram responsáveis por disseminar a arte/educação não somente nos país, mas em outros da América Latina.
Ainda que Augusto Rodrigues seja um pioneiro na criação das escolinhas de arte no Brasil, fica muito bem explicitada sua contribuição para a arte/educação. Graças ao seu conhecimento e motivação a Arte se tornou parte integrante do currículo escolar.
Augusto tinha uma visão moderna de escola. Sua alma de artista ansiava liberdade e esse anseio o fazia ferir as regras. Essa particularidade de ser diferente, inovador, transgressor de um sistema normal que conferia a ele esta característica de carisma.
Seguir uma técnica programada e imposta à criança pressupõe reprimir a livre expressão e tender ao estereotipo.
Talvez os órgãos governamentais não se atentassem ao importante papel e contribuição que o ensino de arte traz ao aprendizado, e faltasse empenho e mais rigor no processo de implantar programas.
A repressão que se abateu sobre os educadores, educação devastada, desvalorizada pedagogicamente e fisicamente.
Nesta fase de ditadura, houve o definhamento das escolas públicas e o surgimento de escolas privadas. A privatização das escolas pressupunha um ensino de melhor qualidade.
Reforma Epitácio Pessoa preparava o aluno para as faculdades existentes na época, na tentativa de atualização e adaptação à modernização do estudo. O ensino literário, introduzindo a logica, ganhava ênfase com a Geometria presente na formação dos alunos.
Neste período as propostas de ensino de arte, envolve a criança, fazendo-a participar criativamente, desenvolvendo sua capacidade de analise, leitura e critica dos projetos realizados com a arte.
Na pedagogia de Paulo Freire o professor estabelece com o aluno uma dinâmica de troca de conhecimentos. O professor sugere, informa o aluno investiga e busca suas reflexões. O ensino é democrático.
A Reforma Educacional de 1971 destituía a educação do caráter preparatório para o nível superior e conferia ao ensino um preparo para a profissionalização. Jovens de ensino médio eram preparados para o mercado de trabalho. Nas escolas a Educação Artística passa a ser disciplina obrigatória.
Professores também deveriam ser preparados para o ensino da nova disciplina que figurava já nos currículos da educação: o ensino de arte. Criaram-se os cursos de Licenciatura em Educação Artística.
Internalizar as propostas de inovação e restruturação de práticas que já funcionam de certa maneira por si só já acarretava desconforto. O resultado de uma reforma para se chegar à excelência de seus objetivos gerais pressupõe preparo de suas bases.
Quando o Estado exerce o seu papel com eficiência o resultado é a repercussão do publico. As escolas em referência saíram à frente nos seus modelos de desenvolvimento educacional e de preparação de seu corpo docente.
A trilogia Governo-Escola-Comunidade sempre formará a força propulsora para angariar recursos para obtenção de resultados consistentes em programas educacionais.
Pernambuco teve papel fundamental na educação artística de nosso país. A sua riqueza cultural sempre esteve presente nas mais diversas manifestações artísticas.
É importante e necessário que toda a população, artistas, professores, alunos estejam engajados nas discussões acerca de arte/educar no Brasil. Pois todos são agentes de transformação e desenvolvimento.
A Educação pela arte ainda não alcançou a sua colocação merecida. Ainda carece nesta fase de professores com a formação adequada. O ensino da arte além de contribuir para a formação docente, ainda faz com que o cidadão se insira e conheça melhor seu espaço cultural, o seu meio.
Sob a ótica de um politico inescrupuloso, a arte é usada como barganha de  ascensão politica. Os pontos de acesso à docência da arte não se alcançava por meritocracia, mas sim como moeda de troca. Professor desce do patamar de educador para o de cabo eleitoral.
O objetivo de compartilhar e construir pesquisas e atitudes culturais a respeito da pedagogia do ensino da arte não funcionou, pois o objetivo de dialogar se corrompeu e a tentativa se perdeu em detrimento de uma politica desonesta.
Entidade organizada tem maior peso. Mais poder de reivindicação e de luta.
Esta inter-relação dos arte/educadores esta sendo construída aos poucos. O festival latino de Arte e Cultura (FLAAC) na sua primeira versão trouxe a confirmação do poder da organização. A despeito dos boicotes e intrigas politicas.
Nesta fase se desperta um novo olhar para a arte/educação. Este aceleramento, embora um tanto tardio foi impulsionado com o advento da tecnologia.
Conhecer, Fazer e Apreciar: Ana Mae na proposta Triangular prima para a construção do conhecimento em Artes. Interliga a codificação, a informação e a experimentação.
O DBAE inspirou a Abordagem Triangular de Ana Mae. Defende a necessidade de professores especializados, como os Licenciados para o ensino da arte. A proposta que a Arte fosse introduzida nas escolas de forma facilitada a todos.
O DBAE foi muito importante na permanência da Arte no currículo escolar. Porem estabelecia um estudo separatista entre as áreas de arte: Crítica,   história,  Estética e Produção de Arte.
Os parâmetros que norteiam o DBAE no contexto da arte: produzir arte, ver, entender a cultura com a história da arte e fazer julgamento, tem traços comuns com a Abordagem Triangular de Ana Mae.
Paulo Freire trouxe para a escolarização a ideia de uma escolarização democrática e voltada para a consciência politica e libertadora. Uma escolarização ao alcance dos humildes.
Os PCNS tentam definir quais currículos e quais conteúdos serão aplicados aos alunos rumo ao conhecimento e ao aprendizado. Os princípios a serem trabalhados e os objetivos a serem conquistados deverão ser temas de discussões e reflexões promovidas pelas instituições juntamente com o corpo docente. Quem melhor educador conhece as necessidades fundamentais da educação do seu país, do que o próprio educador que vive todas as mudanças na vida pratica?
O pensamento Freireano vem ganhando projeção internacionalmente, dada o numero de instituições acadêmicas que adotaram a sua ideia de o ser humano ser inconcluso, de uma educação que parta da necessidade popular, da prática da liberdade e da independência da pessoa.
A hipermídia, como recurso para ampliação de conhecimentos passa a ser uma fundamental e importante ferramenta de comunicação entre os professores e alunos. Estar presente constantemente nos ambientes educacionais ajuda a desenvolver o aspecto cognitivo do aluno e auxilia o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª Apresentação do TCC

Youtube:   https://www.youtube.com/watch?v=DbJH5bx7sgk Nação Wiki:    http://nacaowiki.comunidades.net/apresentacao-do-tcc