sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O Projeto


NAÇÃO WIKI - A AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: o caminho para a construção da autonomia artística de professores e alunos

1.INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste Projeto delimitou-se na criação de um site pedagógico de autoaprendizagem virtual com foco no ensino das Artes Visuais.
O intuito é que o site pedagógico seja uma ferramenta norteadora para o professor ou o aluno que busca explorar os melhores recursos digitais e os potenciais didáticos que estes recursos possam oferecer para uso em seu cotidiano educacional. Que seja um site voltado diretamente para os autodidatas que buscam desenvolver uma das habilidades mais importantes na vida do ser humano: a aprendizagem relacionada ao conhecimento de forma autônoma e independente.
As novas tecnologias abrem novos campos de investigação e trabalho tanto para os educadores quanto para os artistas e alunos. A internet por ser um dos meios de comunicação mais democrático e pela sua facilidade de acesso e comunicação instantânea, além de constituir importante provedor de informações, incita o profissional a ocupar seu espaço através da criação de sua própria página na Web. Resultou neste projeto de pesquisa e criação do site pedagógico NAÇÃO WIKI - A AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES E ALUNOS.
Objetiva-se que o site pedagógico seja capaz de atender as demandas destes usuários potencializando o seu processo de ensino e aprendizagem. Que seja capaz de fornecer ferramentas que auxiliarão a comunicação destes autodidatas. Que seja eficaz ao aliar conteúdos didáticos com a tecnologia e o suporte pedagógico com o fim de ajudar na autonomia do aprendizado.
A fim de apoiar esse processo de desenvolvimento de gestão de aprendizagem foi analisado o potencial didático de diversos recursos digitais que pudessem capacitar a ação formativa do autodidata e após análise de sua eficácia, foi disponibilizado no site de forma simplificada para navegação.
A metodologia para criação do site fundamentou em pesquisa bibliográfica, descritiva e virtual que resultou na aplicação de  recursos digitais mais populares para auxiliar o profissional em sala de aula, contendo conteúdos para aula, materiais de apoio, lista de discussão para debate, um layout de fácil navegação, orientações didáticas, textos, imagens, vídeos, áudios e links de acessos a importantes galerias, museus e cursos virtuais, valendo-se da flexibilidade da internet para distribuição de seus conteúdos.
O projeto NAÇÃO WIKI – A  AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES E ALUNOS é importante porque ajuda personalizar o ensino das Artes Visuais através das tecnologias, ajuda a aproximar as escolas do universo digital, desperta o engajamento dos usuários porque aperfeiçoa o seu tempo, incita o usuário internauta a ser mais reflexivo nos processos de pesquisa e investigação.


2.TEMA PROBLEMA

Como direcionar a autoaprendizagem das Artes Visuais rumo à construção da autonomia artística de professores e alunos?
A autoaprendizagem ou forma de aprender por si mesmo trata-se de um processo de aquisição de conhecimentos e experiências levados á cabo por um indivíduo de forma autônoma e independente. Esta modalidade fomenta a curiosidade, a disciplina, uma série de valores e hábitos além de um espírito crítico. Características de um autodidata.
É fundamental para a educação à distância o aprendiz estabelecer uma ação interativa com os materiais didáticos que agem como provocadores cognitivos, buscando aprender o que de fato lhe causa interesse, desenvolvendo a capacidade de reflexão sobre suas próprias experiências de também avaliação crítica. Nesta linha de raciocínio o autodidata deve alimentar constantemente esse processo de filtragem de informações que lhes são apresentadas diariamente.
O autodidata convive diariamente com a imensurável quantidade de informações e essa explosão de comunicações impõe o desafio de se criar novas formas de interpretação de dados e transforma-los em informações proveitosas.
A união das Artes Visuais e da Tecnologia desenvolve poéticas relacionadas às mídias digitais, que propõe desenvolvimento de conteúdos sobre as diversas criações artísticas em multimídias e conteúdos relacionados à história da arte, temas, criações, reflexões e críticas, disponibilizadas na forma de conteúdo educacional.
A ideia é que o site pedagógico NAÇÃO WIKI - A AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES E ALUNOS seja um repositório educacional capaz de romper as barreiras geográficas e temporais democratizando o acesso ao ensino das Artes direcionando a autoaprendizagem e construindo, dessa forma o verdadeiro desígnio para o qual foi criado: a autonomia artística de professores e alunos.

3.OBJETIVOS

3.OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver um site pedagógico que estimule a autoaprendizagem virtual no campo das Artes Visuais norteando professores e alunos na busca do conhecimento.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.1.1. Despertar a capacidade de aprender de forma autônoma e independente do usuário administrando com eficácia seus próprios métodos de estudos e investigações.
3.1.2. Ajudar a desenvolver a aquisição de consciência crítica, participativa, questionadora e criativa, ajudando-a socializar o seu processo de aprendizagem.
3.1.3.  Orientar o usuário na determinação de suas escolhas, no intuito de desenvolver habilidades de planejamento e ritmo ensinando a identificar os recursos necessários ao seu crescimento e avaliar as informações que recebe sua fiabilidade e objetividade.
3.1.4. Estabelecer estratégias de integração na busca da construção coletiva do conhecimento, estimulando e estabelecendo a troca mútua de aprendizado através de interações virtuais.

4.JUSTIFICATIVA

O autodidata se depara com a necessidade diária de gerenciamento de seu tempo e do escape do processo caótico da quantidade de informações que chegam sob a forma de e-mails, jornais, revistas, folders, recortes, bilhetes, livros, artigos e pesquisas, desencadeando um processo denominado de “ansiedade de informações”, termo este cunhado pela primeira vez pelo designer gráfico inglês Richard Saul Wurman em 1976. O site pedagógico NAÇÃO WIKI - A AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES E ALUNOS é concebido para que o autodidata gerencie com tranquilidade e diligência o leque de informações que tem à sua disposição. Numa plataforma de site pedagógico, os Objetos de Aprendizagem (OAs) são largamente utilizados para o suporte do aprendiz autodidata. As imagens, vídeos, áudios e softwares, geralmente são dinâmicos e interativos.  Tutoriais, infográficos e páginas web são distribuídos em diferentes contextos e em diferentes ambientes do site que aliados a outros recursos digitais motiva o autodidata.
Uma plataforma ou software livre constitui uma ferramenta de apoio à autoaprendizagem porque permite o acesso aos cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho, comunidades de aprendizagem, onde o autodidata navega despretensiosa e intuitivamente rumo ao seu aprendizado.
Cogita-se que o projeto possa alcançar qualquer tipo de público, por se tratar de cursos online abertos e massivos, completos e livres, que é a proposta do site, para qualquer pessoa que tenha acesso à internet.
e-learning democratiza o saber para todas as camadas sociais, pois permite que o conhecimento esteja disponível em qualquer hora e em qualquer lugar, convergente com a necessidade do aprendiz, pois conta com a facilidade de acesso, a flexibilidade de seus horários, a rapidez de atualização de conteúdos e dados. O seu ritmo de aprendizagem é definido pelo próprio aprendiz, a disponibilidade das informações é permanente, os custos são menores ou inexistentes. Presume-se que todas estas facilidades desenvolvem a capacidade do auto estudo e da auto-organização.

5.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1. ALUNOS VIRTUAIS AUTODIDATAS
Cada pessoa tem seu ritmo de aprendizagem e cada um difere do outro pelo seu nível de dificuldade e de experiência de vida. Assim como também temos várias diversidades de mídias que se convergiram para a multimídia e o computador. Isso auxiliou o processo de aprendizado originando uma nova geração de aprendiz: o aluno virtual.
A entidade ou instituição que oferece cursos direcionados a este nicho de alunado devem estar atentas ao desenvolvimento de práticas e métodos que venham auxilia-los de forma satisfatória possibilitando o aprofundamento dos conhecimentos oferecidos e melhor otimização de seus estudos.
A autoaprendizagem, ou o autodidatismo é uma das características principais de quem estuda na modalidade a distancia. O perfil do aprendiz, dentre outras características, é ser o próprio protagonista de seu processo formativo e de sua aprendizagem. Ele próprio exerce o controle sobre a seleção de materiais, das suas pesquisas e de seus estudos. Buscam informações de forma autônoma e independente.
[...] selecionam conteúdos, projetam estratégias de estudos, arranjam materiais e meios didáticos, identificam fontes humanas e materiais adicionais e fazem uso delas, bem como eles próprios organizam, dirigem, controlam e avaliam o processo de aprendizagem. (PETERS, 2001, p.95).
O aluno escolhe seus horários de estudos conforme seu biorritmo e disponibilidade, e como todo compromisso assumido deverá assumir as responsabilidades, atitudes e disciplina para aprender.

5.2. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
A seleção das mídias e do computador, os aparatos tecnológicos associados às TICs como a internet, trazem novas considerações sobre o processo de ensino e aprendizagem por apresentarem uma forma atualizada de linguagem e comunicação assumindo o papel mediador no processo de assimilação dos conteúdos e aquisição dos conhecimentos almejados.
O desenvolvimento de softwares com sistematização no ensino virtual como vídeo-aulas faz com que o aluno tenha o controle na construção do seu saber e possa ele mesmo desenvolver da melhor forma o seu próprio método de aprendizado.

5.2.1. MOODLE
Moodle é um pacote de software para a produção de cursos e websites em internet, fornecido gratuitamente mesmo sendo ele protegido por direitos autorais, oferece autorização para copiar.  Pode ser instalado desde que respeite a licença do Moodle.
Moodle é o conjunto de iniciais para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientando a Objeto). Em linhas gerais os Moodle traz características que promove uma pedagogia sócio-construcionista, adequadas para aulas cem por cento online, interface baseada em navegadores de tecnologias simples, provido de vários módulos: tarefas, chats, pesquisas de opinião, fóruns, questionários, pesquisas e avaliações.

5.2.2. MOOC
O ritmo das mudanças obriga que os indivíduos busquem informações em tempo hábil para atender às suas demandas, e buscam essas informações através do ciberespaço, nas instituições formais ou informais, que venham a atender as suas exigências, no sentido de atualizar seus currículos e complementar sua formação, para que o mesmo cumpra seu papel nas sociedades atuais que exige que cada indivíduo seja um participante ativo e autônomo, e que da melhor forma saiba moldar as suas necessidades de tempo, de espaço e de comodidade.
Os Moocs, (Cursos Online, Abertos e Massivos, segundo Silva (2014, p.121, apud JUNIOR, 2015,p.06):
“A evolução da internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem possibilitado a participação ativa do usuário como leitor e produtor de conteúdos, e favorecido o aprendizado contínuo. Este aprendizado, não ocorre somente nas escolas e universidades, mas também em outros contextos, como nas redes sociais, através de acesso a tutoriais, pesquisas, e MOOC, (Massive Open Online Courses – Cursos Abertos Online Massivos).”
Os MOOCs são gratuitos e não exigem pré-requisitos, possuem acesso aberto e suporta uma escala massiva de estudantes.

5.3. ARTES VISUAIS
Artes Visuais substitui a antiga nomenclatura Artes Plásticas, abrangendo hoje um campo bem mais amplo que um trabalho plástico, pois envolve a questão da visualidade em todos os sentidos.  As transformações estéticas trazidas pelas inovações tecnológicas da modernidade avanços na fotografia, nas artes gráficas, no cinema e nas performances estéticas.
E é neste contexto de união arte e tecnologia que o site Nação Wiki A autoaprendizagem virtual com foco nas artes visuais: o caminho para a construção da autonomia artística de professores e alunos fundamenta o seu ensino online para disponibilidade de cursos com respaldo na proposta Triangular de Ana Mae Barbosa.
Nos últimos anos os museus, centros culturais e megaexposições tem se preocupado em criar departamentos educacionais, e outras instituições que interessam em dar acesso à Arte a todas as classes sociais, operando transformação no ensino da Arte nas escolas.

5.4. OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Objetos de aprendizagem podem ser definidos como entidades digitais ou não digitais que podem ser usados no ensino com suportes tecnológicos. São utilizados com o auxilio do computador no ensino a distancia, com toda a metodologia que se utiliza de imagens, vídeos ou qualquer outro recurso educacional digital.
As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) são uma revolução no campo da criação de imagens e produtos associados.  Softwares de edição, como editar e imprimir, tecnologia celular e vídeos criam potencialidades pedagógicas para o ensino da Arte á distancia como contextualizado neste trabalho.
Fazer vídeos interativos, impressos, paginas, web, blogs ou comunidades sociais podem ser explorados no processo ensino-aprendizagem. Ferramentas básicas de edição de imagens, vídeos, sons, textos e ideias são OAs explorados no processo de ensino/aprendizagens.


O poder de comunicação da internet e das novas tecnologias podem se aliar aos métodos qualitativos de coleta de dados e de sua análise.
Neste estudo exploratório de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se a pesquisa online no contexto das tecnologias digitais da pesquisa qualitativa, analisando o potencial didático de diversos recursos digitais, através de sites, softwares, revistas, jornais, livros, artigos e vídeos.
Apuraram-se diversos recursos digitais esquadrinhados para a utilização no site pedagógico de forma que qualquer usuário autodidata possa se apropriar das ferramentas para transformar sua prática de autoaprendizagem.
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
6.1.VÍDEOS
Vídeos poderão ser usados na apresentação sobre o professor/autor e o resumo sobre a exposição dos conteúdos, a contextualização do tema abordado.
6.2. PORTAL
No site NAÇÃO WIKI - A AUTOAPRENDIZAGEM VIRTUAL COM FOCO NAS ARTES VISUAIS: O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ARTÍSTICA DE PROFESSORES E ALUNOS o autodidata terá acesso às ferramentas e informações, mapa do site, portal de noticias, noticias, avisos, cronogramas e regras de netiquetas e afins.
6.3. AMBIENTE
Acesso aos conteúdos e exploração das paginas dos cursos oferecidos
6.4. LISTA DE DISCUSSÃO
Oportuniza discussões em lista própria sob convite da administração do site pedagógico.
6.5. BIBLIOTECA
Indicação de sites, softwares, links, livros e documentários, leituras complementares.
6.6. ATENDIMENTO VIA-EMAIL
Através do formulário contato o usuário poderá entrar em contato com o administrador do site e esclarecer dúvidas.
6.7. DOWNLOADS
Possibilidade de baixar arquivos de apoio
6.8. MURAL DE AVISOS
Visualização de avisos gerais sempre que houver novidades.
6.9. FACEBOOK
Podem-se criar grupos de estudos e de debates e seguir especialistas em áreas específicas ao conteúdo estudado através dos perfis públicos.
6.10. INSTAGRAN
Em Artes Visuais podem-se ampliar o repertório de obras para apresentação aos usuários.
6.11. YOUTUBE
Vídeo-aulas servem de apoio como material de estudo. Necessita o senso crítico para identificação de fontes seguras.
6.12. VÍMEO
É um site de compartilhamento de vídeo, no qual os usuários podem fazer upload, partilhar e ver vídeos.
6.13. WHATSAPP
Podem-se compartilhar materiais durante pesquisas e criar grupos de discussão.
6.14.. SLIDESHARE
É um ambiente do ciberespaço, onde se podem baixar atividades elaboradas sob o formato "apresentação de slides".
6.15. GOOGLE
Ferramenta de pesquisa na internet. Permite-se comparar informações de diferentes fontes.
6.16. WORDPRESS
Ferramenta intuitiva. Possibilidade de criar blogs e lançar a própria página no ar e usar como repositório de fotos e conteúdos.
6.17. BLOGGER
Ferramenta intuitiva. Podem-se criar blogs e lançar a própria página no ar e também usar como repositório de fotos.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Arte: Projeto Escola e Cidadania para Todos/São Paulo: Editora do Brasil, 2005.
Caderno de Formação Inicial em Educação a Distancia/Editora Grupo Uniasselvi, 2010.
Metodologia do Ensino da Arte/Uniasselvi, 2002
Sobre o Moodle-MoodleDocs – Disponivel em: https://docs.moodle.org/all/pt_br/Sobre_o_Moodle. Acesso em 06/11/2018
CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCS): possibilidades de formação continuada a distância- Disponivel em: file:///C:/Users/user/Downloads/2-15-1-PB.pdf Acesso em 07/11/2018.
Objetos de Aprendizagem- Meu artigo Brasil Escola. Disponivel em:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/objetos-aprendizagem.htm> acesso em 07/11/2018
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª Apresentação do TCC

Youtube:   https://www.youtube.com/watch?v=DbJH5bx7sgk Nação Wiki:    http://nacaowiki.comunidades.net/apresentacao-do-tcc