EMAC - Artes Cênicas
UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus II - CEP 74001-970 Goiânia-GO
Performances culturais: fundamentos e conceitos
Professor Formador: Márcio Penna Corte Real
Professor Formador: Rosane Christina de Oliveira
Professor Formador: Laricy Machado Venditti de Matos
Tutor: Henrique Araújo
Discussões do CHAT
O presente trabalho pretende demonstrar e perscrutar os caminhos que percorrem as linguagens artísticas, a sua relação com a cultura, a importância da pesquisa e da produção do conhecimento educacional para o universo de arte/educação atual.
Pergunta-se: a arte passou a ser conhecimento somente quando constituiu componente curricular obrigatório nos meados de 1996? Uma década adiante ainda se questionava a cultura e a escola como mundos distintos (FISCHER, 1976).
Deixando de lado os questionamentos e olhemos hoje um novo pensar da linguagem da arte em sendo a forma de criação de todas essas linguagens: a linguagem visual, musical, dança cênica como tantas outras como sendo o modo singular de o homem refletir seu estar no mundo (MARTINS, 1998).
A Arte assume essa linguagem de aprendizagem significativa no atual contexto escolar aliada a novas vertentes metodológicas de ensino em era de novas mídias e de tecnologias avançadas.
Essa cultura digital atuante no ensino da arte é um marco definitivo onde a fonte de pesquisa é de fácil acesso. As ideias são disseminadas com mais velocidade. E ainda assim a arte mantem a sua poiesis de encantar e de informar.
Adelita Mesquita
BIBLIOGRAFIA
BRASIL.Linguagens, códigos e suas tecnologias/ Secretária de Educação Básica – Brasília:Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2006, p.167-212.
Nenhum comentário:
Postar um comentário