quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Intervenções e-Arte/Educativas na Escola e a busca por uma forma criativa de ensinar


PLANO DE CURSO
Aula de Artes Visuais Utilizando-se de Recursos Tecnológicos de Forma Divertida
Profª Adelita Mesquita
C.H. 50min
Ano: 2017
Introdução
A presente proposta consiste na promoção de uma Aula de Artes Visuais utilizando-se de recursos tecnológicos de forma divertida para que se possa explorar uma inovadora maneira de ensinar, integrando professores, alunos e escola em favor de se produzir cidadãos comprometidos com sua cultura, educação e socialização da Arte, concebida a partir do seu contexto local e daí para o mundo.
Esta proposta pedagógica visa propor uma atividade que destaque a importância da criação musical (paródia) no processo de ensino, que explore as formas musicais juntamente com a sonoridade e as tecnologias modernas de maneira que se obtenha um resultado positivo e que seja capaz de transmitir ao jovem o conhecimento acerca da teoria da Arte através deste dueto: musicalidade e tecnologia.
Com o advento dos avanços tecnológicos, o notebook, o acesso fácil à  internet, os smartphones e os tablets são recursos e ferramentas com potencial inovador para que os professores tenham as condições necessárias e suficientes para transformar suas aulas em momentos divertidos e prazerosos tanto para o aluno como para si próprio dado o alto grau de estresse que às vezes são todos submetidos no dia a dia.
Para atingir os objetivos de compreensão desta proposta, fundamentou-se em exemplos práticos de docentes que já vêm praticando este tipo de apresentação de conteúdo e agregando nela os recursos midiáticos de forma que os jovens possam construir seus próprios conceitos fazendo com que a iniciativa de criação e interpretação parta dos mesmos, dando-se ênfase à sonorização criada de acordo com a escolha dos repertórios e que seja dinamizada pelos próprios alunos. Toda essa construção de acordo com o texto e imagens apresentados pelo professor.
O desenvolvimento da obra musical completa (paródia) pelos jovens desde a sonoplastia até a apresentação final, envolvendo as aulas teóricas acerca da Arte deverá ser capaz de colocar os jovens envolvidos diante da oportunidade de desempenhar suas habilidades imaginativas.

Objetivos
  • Revolucionar a atual forma de ensino promovendo aulas que sejam estimulantes e incentivadoras para o aluno.
  • Trabalhar a interdisciplinaridade no sentido de que alunos e professores dialoguem na mesma linguagem e para isso deve lançar mão das tecnologias disponíveis.
  • Desenvolver dinâmicas capazes de envolver os alunos e usar de aplicativos de modo que se possam cantar e dançar ao mesmo tempo em que se aprende teoria sobre as Artes.
  • Aplicar a maior quantidade de recursos que se possa adaptar na diversificação das aulas teóricas de Artes de modo que o aluno se sinta envolvido e participante do processo de aprender.

Conteúdo Programático
  1. A Arte Rupestre: O homem das cavernas e a revelação do potencial artístico do homem pré-histórico.
  2. O Nascimento da Arte: Desde os tempos mais remotos o homem já apresentava seu senso estético e o sentido apurado acerca do belo.
  3. Arte Popular: Os conhecimentos que são transmitidos de individuo para individuo no convívio social e sua importância e aplicação no aprendizado da Arte.
  4. Manifestações Artísticas: A compreensão acerca da Arte muda de acordo com a época e com a cultura de cada individuo. As opiniões são divergentes e em cima das divergências nasce o aprendizado.

Procedimentos Metodológicos
  • Partindo do Notebook do professor e projetado com Datashow as imagens são lançadas na tela de projeção. Cada imagem vem acompanhada do texto respectivo.
  • É solicitado aos alunos que lancem frases a respeito daquele texto de modo que ao uni-las se crie estrofes interessantes.
  • Que os alunos formem uma quantidade de grupos e façam pesquisas em seus smartphones de vídeos no Youtube e cheguem a um consenso de qual videoclipe querem parodiar sobre o tema.
  • Os alunos movimentarão uma paródia com o texto, o qual o professor quer que os alunos aprendam criando refrãos interessantes sobre o assunto, cujo trabalho final é projetado na tela de projeção onde todos deverão decorar o refrão para então cantar em grupo com aplicativo de Karaokê e promover uma melhor fixação do conteúdo.

Recursos Didáticos
  • Tela de Projeção
  • DataShow
  • Notebook
  • Smartphones
  • Livros
  • Textos manuais

Critérios Avaliativos
A avaliação será feita:
Para cada grupo, será analisado o resultado final da apresentação. A criação e a conexão texto- imagem com a paródia criada sobre o referido texto.
Para cada aluno será avaliado a interatividade e o comprometimento da sua participação individual no processo.

Bibliografia
Arte: Projeto Escola e Cidadania para Todos/ São Paulo: Editora do Brasil, 2005.
G1. Professores adotam o Funk para motivar alunos antes do vestibular – noticias em educação. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/professores-adotam-o-funk-para-motivar-alunos-antes-do-vestibular.html > Acesso em 19.10.2017
6 professores que usam métodos não convencionais para ensinar – Disponível em https://www.fatosdesconhecidos.com.br/6-professores-que-usam-metodos-nao-convencionais-para-ensinar/ > Acesso em 19.10.2017
Cante! Karaokê no seu computador – Disponível em: <http://www.cante.com.br/> Acesso em 20.10.2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª Apresentação do TCC

Youtube:   https://www.youtube.com/watch?v=DbJH5bx7sgk Nação Wiki:    http://nacaowiki.comunidades.net/apresentacao-do-tcc