quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Estudo das Noções de Representação em Processo de Interação Metalinguística



ESTUDO DAS NOÇÕES DE REPRESENTAÇÃO, IMAGINÁRIO, CONTEXTO HISTÓRICO, IDENTIDADE, COTIDIANO, TENDO EM VISTA AS ARTES EM PROCESSO DE INTERAÇÃO METALINGUÍSTICA.

MESQUITA, Adelita Rosa de

RESUMO

No dia a dia recorremos à função metalinguística mesmo que intuitivamente. Estamos em contato frequente com a metalinguagem quando elaboramos nossas próprias definições e conceitos acerca de algo e lançamos mão de recursos na tentativa de explicar o código enquanto mensagem extralinguísticaDeste modo nosso gosto estético e artístico é apresentado ao destino cumprindo nossa comunicação a respeito da arte que mais nos encanta. Neste contexto, buscou-se no ideal de estética japonesa o conceito definido como Wabi-Sabi, na intenção de explicar o gosto artístico e estético definido como a beleza das coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas.

Palavras-chave: Wabi-Sabi; Metalinguistica; Artes.

ABSTRACT

In everyday life we resort to metalinguistic function, even intuitively. We are in frequent contact with metalanguage when we construct our own definitions and concepts about something and use resources in an attempt to explain the code as an extralinguistic message. In this way our aesthetic and artistic taste is presented to the destination fulfilling our communication about the art that we love the most. In this context, the concept defined as Wabi-Sabi was intended to explain the artistic and aesthetic taste defined as the beauty of imperfect, impermanent and incomplete things in the Japanese aesthetic ideal.

KeywordsWabi-Sabi; Metalinguistica; Art.

INTRODUÇÃO

            Os princípios do Wabi-Sabi (idealização artística desenvolvida por volta do século XV) podem ser encontrados na natureza, e implicam em virtudes do caráter humano. Isso, por sua vez, sugere que a virtude e a civilidade podem ser expressas através da prática e da apreciação das artes. Assim, os ideais estéticos têm uma conotação ética e permeiam grande parte da cultura japonesa.
Wabi-Sabi é definido como a estética da beleza nas coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas. A transição das coisas deixam marcas de suas travessias que são consideradas belas. Wabi-Sabi pressupõe assimetria, irregularidade, simplicidade e minimalismo em sua mais pura essência.
O termo Wabi conota simplicidade rustica, frescor e quietude. Pode se referir também a anomalias e deformidades decorrentes do processo de construção de um objeto. Sabi é a beleza e a serenidade que vem com a idade, com a vida daquele objeto, cuja evidência de sua historia transparece nas rachaduras e no desgaste. Pressupõe sabedoria na simplicidade natural ou confiabilidade imperfeita.
Wabi-Sabi pode ser identificado nos objetos mais básicos e naturais, no craquelado de um objeto, nos materiais envelhecidos como a madeira nua ou como o papel desbotado pelo tempo. No valor meditativo que o mesmo desperta no observador.
              
A METALINGUAGEM

Em, “Esperando as bárbaras”,  uma publicação de Marilia Kubota, jornalista e mestre em estudos literários, descendente de japoneses, elenca seleção de trabalhos que refletem sobre o fazer poético, sua “inquietação e inutilidade como sobra de luminosidade no mundo pós-moderno”. O poema-título tem origem no poema “À espera dos bárbaros”, do grego Konstantin Kaváfis. A brevidade ou síntese pelas quais é conhecida a poesia japonesa estão presentes no seu trabalho, privilegiando os tons delicados e a tendência à solidão, evidenciadas no Wabi-Sabi.

POEMAS
wabi sabi
a vida quebra
sonhos em pedaços
mas sonhando no espaço
nada quebra:
mais um elo,
um motivo,
ser mais belo
que a beleza
destruída.
(já havia aviso de asas)
(Esperando as bárbaras)

Neste contexto, Marilia Kubota, através do seu poema usa a metalinguagem para falar de seu conceito de vida e arte Wabi Sabi.

O IMAGINÁRIO

             Nas historias dos povos, é construído ao longo do tempo através das artes, da cultura e de seus costumes, o imaginário que acaba por influenciar a literatura, a dança e o teatro. Esse conceito de imaginário fica evidente, nas ideias de PESAVENTO.
“No plano das artes, alguns pensadores, como Ernst H. Gombrich ou Erwin Panofsky, ensinaram, na primeira metade do século XX, a olhar as imagens pictóricas de uma outra forma,  vendo nelas a vida, os valores, os sentimentos, as razões de um outro tempo. Não se tratava, contudo, de um entendimento da arte como reflexo do social, mas sim de entender o mundo cifrado da pintura, com os seus códigos e as mediações possíveis com a realidade fora da representação”. (PESAVENTO, pg.14)
Os meios de comunicação atuais e modernos tem intensificado sobremaneira esta interação entre os símbolos, os conceitos, as memórias e a imaginação de uma comunidade.

REPRESENTAÇÕES DA ARTE
  
Em seu estudo (NAPOLITANO, p.16) faz referencia a Benjamim, quando “defendia a necessidade de se criar um novo estatuto para entender a obra de arte na era das massas, da indústria e da tecnologia”. Em se falando de imagens, é pertinente observar as reflexões: (ROSA, p.5) “As imagens assim como os sons, caracterizam-se por revelar sentidos, visto que engendram ideias e pensamentos”... ”E se as imagens estão infinitamente relacionadas com o pensamento, por extensão elas também se relacionam com palavras”.
“O conceito de representação é que lhe confere a multiplicidade de significados” (SILVA, p.6). “A ideia de representação está ligada à busca de formas apropriadas de tornar o real presente e apreende-lo o mais fielmente possível por meio de sistemas de significação, por meio de signos como a pintura ou a própria linguagem e a representação real da consciência”.

CONCLUSÃO

O conceito de estética Wabi Sabi enquanto objeto artístico no desenvolvimento das reflexões apresentadas no presente trabalho evidencia sua contribuição enquanto peça fundamental na representação do imaginário uma vez que conta a história, a arte e a cultura de um povo para outros povos, recruta a beleza artística por meio de sua  historicidade, confere sua identidade histórico-cultural e artística na ressignificação de suas diversas linguagens. E a interação metalinguística ocorre porque estão intrinsicamente relacionadas essas diversas linguagens, conferindo-lhe formas diversificadas de apresentação.

BIBLIOGRAFIA

AO SOM DO CHAN, CHAN – Disponível em:
<https://drive.google.com/file/d/0BwS_rN7Prt0vVktoZzdiRmVSSkJGMGRPQmFyYnBqS3NWazlZ/view>. Acesso em 18.07.2018.

A produção social da identidade e da diferença – Tomaz Tadeu da Silva-
<https://drive.google.com/file/d/0BwS_rN7Prt0vOWJyZHhfejc0RjhzTWdzS3U4OWJEQ00zSzRF/view> .Acesso em 18.07.2018.

DIZ-ME O QUE CANTAS, DIREIS DE QUE BAIRRO ÉS – Disponível em:
<https://drive.google.com/file/d/0BwS_rN7Prt0veG9FY21DejdyRzdkazV0UFdqSEF0Ukt6SUVZ/view>. Acesso em 18.07.2018.

Estética Japonesa – Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica_japonesa Acesso em 18.07.2018

Historia & Historia Cultural – Sandra Jatahi – Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0BwS_rN7Prt0vZm12VE1Sbm9nMElrcDE1OGlGek5pNUxZVGc4/view>. Acesso em 18. 07. 2018.

Marcos Napolitano – Historia & Musica – Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0BwS_rN7Prt0vdl9kbnlXcHRHcG9fNHhSdTh6T1BoVWs5b3BJ/view>. Acesso em 18.07.2018.

POESIA “ JAPONESA”  NO PAÇO DA LIBERDADE- Disponível em:
https://mariliakubota.wordpress.com/2012/09/20/poesia-japonesa-no-paco-da-liberdade/.Acesso em 18.07.2018.

Ulhoa – Disponivel em:
https://drive.google.com/file/d/0BwS_rN7Prt0vcmQteGx3RWlwYnVfNGl3Mm52cWQ5VHNKd1Bv/view>.Acesso em 18.07.2018.

6 as novas tecnologias, as identidades pianeiras e suas reconfigurações – Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0BwS_rN7Prt0vUU02YWZYUEUwbmRtS0lQdnR5SVlLekNvdExv/view>.Aacesso em 18.07.2018

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª Apresentação do TCC

Youtube:   https://www.youtube.com/watch?v=DbJH5bx7sgk Nação Wiki:    http://nacaowiki.comunidades.net/apresentacao-do-tcc