Curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Disciplina: Arte Expandida: proximidade e diálogos entre as cênicas, artes visuais e música.
Professor: Francisco Guilherme de Oliveira Junior
ETAPA 1.
Nesta proposta de reflexão sobre proximidades e diálogos entre as Artes Cênicas, Artes Visuais e a Música, trago para essa discussão um Musical elegantemente estrelado pela atriz, dançarina e cantora brasileira Claudia Raia (1966) estreado em 2011 no Teatro Procópio Ferreira: Cabaret.
Cabaret é um musical que envolve em seu elenco: 21 atores, 14 músicos e 150 peças de figurino. Baseado na versão original da Broadway em 1966, cujo tema gira em torno do envolvimento de Sally Bowles, uma garota cantora britânica com o jovem escritor norte/americano Cliff Bradshaw, no tempo da República de Weimar (1919/1933) após a primeira guerra mundial, quando os nazistas chegavam ao poder. Cabaret foi inspirado na vida noturna do Kit Kat Klub, um cabaré decadente animado pela cantora personagem deste musical, o MC, Mestre de Cerimonias que faz a ligação com o público juntamente com as garotas e os garçons.
Neste musical Cláudia Raia personifica e apimenta ainda mais a personagem Sally Bowles encarnando uma prostituta sensual, atrevida e de corpo, pernas e figurinos majestosamente trabalhados.
ETAPA.2.
Faço referencia neste trabalho às reflexões de Tania Mara Silva Meireles, ao citar em “FORMA EM MOVIMENTO: um diálogo entre as Artes Plásticas e as Artes Cênicas” (p.2), Fayga Ostrower quando diz sobre o espaço ser o “único mediador que temos entre nossa experiência subjetiva e a conscientização desta experiência” que a leva a entender o corpo em movimento como elemento mediador do uso do espaço. Complementando ainda com François Delsartes parafraseando (SAMYN, 1999) em relação a este contexto: “O objetivo da arte é cristalizar a emoção do pensamento e então fixa-la na forma”.
Delsartes constrói uma análise cientifica observando o comportamento humano buscando a harmonia entre mente e emoção humana. Entre linguagem gestual e seus significados emocionais.
MEIRELES em sua reflexão pontifica ainda que
“O fenômeno das artes cênicas compreende várias linguagens artísticas na sua constituição e realização. Várias linguagens tomam corpo, forma e co-habitam em um mesmo ambiente de discursos múltiplos. A forma, então, apresenta-se como elemento impregnado de significados artísticos com seus conteúdos expressivos que ampliam nossa sensibilidade e nossa consciência diante do mundo”(p.4).
Nesta proposta de relação entre as diversas linguagens, o Musical Cabaret escolhido para essa discussão, envolve apresentação ao vivo (teatro musical) onde o drama avança através de musica, de canções múltiplas e da dança. Envolvendo cenários, figurinos, performances, beleza e movimento.
REFERENCIAS
Cabaret Brasil – Nunca conte para mamãe – disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=9H06X_uBkMU Acesso em 09/06/2018
Cabaret Musical- Wikipédia- disponível em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Cabaret_(musical) Acesso em 09/06/2018.
Claudia Raia abre o “Cabaret” – ISTO É independente – disponível em:
https://istoe.com.br/169911_CLAUDIA+RAIA+ABRE+O+CABARET+/ Acesso em 09/06/2018.
Claudia Raia – Cabaret – disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=eTvMzgs2A4o Acesso em 09/06/2018
Programa do JÔ- /Claudia Raia faz uma performance musical no espetáculo “Cabaret”/ Globo Play -disponível em:
https://globoplay.globo.com/v/2113945/ Acesso em 09/06/2018.
Tania Mara Silva Meireles- FORMA EM MOVIMENTO: um diálogo entre as Artes Plásticas e as Artes Cênicas – disponível em:
http://portalabrace.org/vcongresso/textos/pesquisadanca/Tania%20Mara%20Silva%20Meireles%20-%20%20FORMA%20EM%20MOVIMENTO%20um%20dialogo%20entre%20as%20Artes%20Plasticas%20e%20as%20Artes%20Cenicas.pdf Acesso em 09/06/2018.
Por: Adelita Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário