quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Depoimentos Provocativos em leitura analitica




Arte/Educação versus e-arte/educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular Digital
Dra. Fernanda Pereira da Cunha

Leitura Analítica: Por Adelita Mesquita
Para o Curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital
Dra. Fernanda Pereira da Cunha, com tese apresentada sob a orientação de Dra. Ana Mae Barbosa em 2008, à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob o titulo de: Cultura Digital Na e-Arte/Educação: Educação Digital Critica.
Neste trabalho Dra. Fernanda P. Cunha fala das relações de contradições e oposições ao comparar a Arte/Educação e a e-Arte/Educação no contexto da era digital ou não. Aborda também o Sistema Triangular sob a ótica digital e não digital.
A Proposta Triangular ou Abordagem Triangular hoje, apelidada de Metodologia Triangular ainda é parâmetro dos programas de Arte/Educação no Brasil. Em tempos de era tecnológica o termo “Digital” veio como um incremento desta abordagem de ensino melhorada e modernizada.
O termo Abordagem Triangular ou Proposta Triangular pressupõe uma ideia, uma indicação sugestiva, enquanto que a metodologia induz o professor ao método, à regra. O que Ana Mae repudia corrigindo esta designação.
Abordagem Triangular redunda em Contextualizar, Apreciar e Praticar.
Esse processo desenvolve um ciclo continuo e consecutivo. Desenvolve um processo sistêmico de perscrutar a arte. O aluno investiga, provoca uma ação, analisa uma reação. Observa um feedback e evolui.
Para se construir uma carreira formadora é importante que esta construção esteja relacionada com a política, com a história, em se falando de Abordagem Triangular.
(1920) Entende-se esse período como sendo um período de transição da arte, onde ela, a Arte/Educação avança para fora de seus limites comuns alcançando outras formas de se expressar, de se comunicar e de se manifestar. De se envolver com os aspectos culturais de cada identidade.
Todo o propósito de ensinadores e de seus seguidores é alcançar o desenvolvimento cognitivo de seu aluno e fazer com que o aluno desperte a sua capacidade de perceber e assimilar o que lhe está sendo ofertado através dos ensinamentos. Tudo direciona a um funil, e a este afunilamento batizamos de cognição.
De qualquer forma, de John Dewey até Ana Mae, passando por Paulo Freire, foram quase um século de experiência que é passada de discípulo para discipulado com o mesmo objetivo, a mesma finalidade que é a plenitude do ensinamento.
Consumação Estética neste contexto é a somatória da experiência de outrem agregada com a própria experiência que resulta em um aprendizado único peculiar a cada envolvido no processo de ensino de arte/educar.
Neste contexto a teoria se une à pratica e á discussão, culminando na Abordagem Triangular proposta por Ana Mae.
Dra. Fernanda P. Cunha traz, representando a geração atual do discipulado que antes mencionei nesta leitura, a personificação da era digital. A arte/educação ensinada em tempos de novas tecnologias, de novos avanços ciber.-culturais.
O desafio para esta geração de educadores é manter a essência dos ensinamentos anteriormente consolidados providos com os recursos atuais da tecnologia digital,  usando a favor de si próprio e de seus alunos.
Quando se introduz os recursos digitais no ambiente de ensino, tanto esse ambiente se expande não somente falando em termos físicos como em termos virtuais. O aluno alcança seu amadurecimento cognitivo por conta de ser um autodidata. Através destes recursos ele consegue se promover enquanto aluno ou enquanto futuro educador.
O fazer é o contato físico com a arte. Ao se envolver fisicamente é porque de certo modo já houve a concepção da arte no pensamento, o envolvimento mental.
O Ler, eixo integrante da tríade que representa a Abordagem Triangular, é a interpretação da obra. Através da leitura da obra o observador perscruta as intenções do criador e a mensagem contida na obra.
O Contextualizar pressupõe os questionamentos. A que fins a obra foi criada? Qual mensagem está contida na obra? Quais insights ela me oferece? Que relações ela estabelece com seu criador e com seu observador? O que a obra representa em termos de mensagem cultural?
A tríade Ler-Fazer-Contextualizar são interfaces de um mesmo processo. Ela atua conjuntamente completando entre si.
Estando a imagem em um ponto qualquer no extremo oposto ao observador e ele munido das ações Triangulares: Ler-Fazer e Contextualizar,  a relação de troca acontece. Os eixos se complementam entre si que por sua vez dão á imagem a personalidade literária que ela representa e a imagem por sua vez devolve sob a forma de conhecimento e aprendizado.
Pensar sistematicamente na Abordagem Triangular pressupõe lançar o olhar não somente para um ponto dessa tríade que compõe a abordagem, mas um olhar sobre o contexto das relações ali estabelecidas entre eles.
A tecnologia trouxe do pensamento sistêmico (inputs e outputs), a fase de entrada, de processamento e de saída. O sistema Triangular para introdução de a Abordagem Triangular nesse universo digital atualizado fez valer essa junção atualizando-se.
A arte como sendo uma disciplina multidisciplinar ela se adequa ao sistema eletrônico e tecnológico. Neste contexto digital ela é munida de recursos para a criação e ensino de arte e de arte/educar. O e-Fazer se consuma.
O e-Ler pressupõe decifrar o código. Decifrar o conteúdo digital. Ir além da forma tradicional de interpretação.
A interação do aluno com o objeto que lhe é oferecido para o seu aprendizado determina seu grau de aproveitamento. O contato auditivo e visual do aluno com tal objeto mensura o grau de envolvimento com seu aprendizado. Ele é peça atuante e ativa desse processo.
O e-Contextualizar é antenado com as inovações tecnológicas e com as movimentações da arte mundial.
Essa consciência digital se popularizou com o advento dos computadores pessoais. O criador se torna livre devido á grande criatividade permitida pelas ferramentas gráficas. De forma que para cada escolha de criação artística cada categoria, artistas expressam livremente a sua visão de mundo.
Os caminhos cartográficos não são iguais. A maneira como analiso uma especificidade não é o modo de outrem. Observar a arte é uma questão de perspectiva, de modo particular de entender, julgar ou perceber a mesma.
A Abordagem Triangular como sendo uma proposta inovadora de se analisar os caminhos da arte e dos educadores, em se levando em consideração a sua trajetória evolutiva é fato que não ficaria inerte diante do advento da era digital, aproveitando para estruturar ainda mias as suas bases.
Castells, formulando sua teoria de “cultura da virtualidade real”, destaca que as comunicações e relações humanas se processarão em ambiente virtual a partir de então.
A imagética ocupa uma dinâmica da movimentação humana muito conceituada nas relações de aprendizado de arte, pois envolve aspectos de expressão e de imaginação essenciais à produção e à formação, incluindo as formas e o equilíbrio.
Computadores não possuem inteligência própria, pois atrás de uma linguagem de programação implica em uma inteligência humana desenvolvendo uma metalinguagem para se comunicar e estabelecer inter-relações.
Abordagem Triangular entende-se liberdade de expressão. Aprendizado ao ar livre. Rompimento das barreiras das limitações no processo de aprendizado do aluno. Embora que o aluno tenha adquirido uma habilidade para comunicar-se em âmbito local e global, deve, não obstante à sua condição autodidata, recolocar-se no seu universo real e promover a ressignificação de seus próprios valores.
É fato consumado que o jovem da contemporaneidade apoia-se no ambiente eletrônico para melhor assimilação dos conteúdos que lhe é oferecido e usa a internet para sua comunicação.
Assim como a Arte pende para a intercultural idade e multidisciplinaridade, consegue atuar em varias áreas do conhecimento, agregada à cultura digital, que inter-relaciona com variadas conexões, com diversas culturas com acessibilidade em todas as classes sociais e diversas faixas etárias, as duas juntas assumem um potencial muito considerável e rico de promoção do conhecimento.
A vertente da demanda das informações no mercado depende muito do desejo do seu publico e também das necessidades. O universo web contem toda gama de informações disponíveis ao gosto do internauta, tanto de conteúdo positivo quanto de negativo. O que falta à sociedade é uma auto reeducação para filtrar essas informações disponíveis para o seu crescimento intelectual e cultural.
O jovem é dotado de certa vulnerabilidade, é um visível e potencial campo fértil para serem ali depositadas as informações que lhe são oferecidas no dia a dia. A propaganda,  a oferta de fácil acesso possui um poder de influencia nestes jovens, que são sugados pela cultura digital com o mesmo poder de influencia que são sugados pelas drogas, pela bebida, pelo álcool e outros vícios.
O sistema Triangular Digital atua como ferramenta para o educador possa interagir com estes jovens, discutindo e debatendo de forma que haja um enfrentamento positivo e não um confronto. Que o educador possa discutir utilizando de todas as ferramentas disponíveis de igual para igual para que alcance essa ressignificação de informações e aprendizado construtivo.
Se utilizar de todos os recursos disponíveis via telefone, chats, videoconferência e web conferencias, Skype, e-mail,. Fóruns e outras, desta forma centraliza o aluno, atualiza conteúdos transmitidos, possibilita ao aluno a definir seu ritmo com mais facilidade.
A experiência de outrem nos ajuda alocar em determinado ponto estratégico. Os constantes feedbacks sendo positivo ou negativo que servirão de termostato para correção dos pontos e melhorar a nossa forma de transmitir conhecimentos.
Prof.ª Dra. Fernanda P. Cunha, nos premiou com brilhante depoimento e certamente, após assistir o seu vídeo e elaborar a presente leitura do texto,  resultado de sua fala, me tornei uma pessoa infinitamente melhor e mais consciente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

2ª Apresentação do TCC

Youtube:   https://www.youtube.com/watch?v=DbJH5bx7sgk Nação Wiki:    http://nacaowiki.comunidades.net/apresentacao-do-tcc